O Colegiado Diretor do Lar de Maria definiu medidas contra a covid-19 para o funcionamento dos projetos e atividades institucionais na semana de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022. Trata-se do Plano de Ação – Covid-19 (cepa Ômicron).
Com relação aos setores social e administrativo, o atendimento social ocorrerá de forma remota; permanecem as rotinas administrativas internas e essenciais da gestão da Casa. No setor doutrinário, a Área de Estudo do Espiritismo (AEE), os grupos de estudo do Espiritismo funcionarão de forma remota; o Atendimento Espiritual (AE), na terça à noite e sexta pela manhã, funcionará presencialmente apenas com o passe e o atendimento fraterno, mantida a máxima observância dos protocolos de segurança anticovid-19; Plantão de passe – atividade suspensa nesta semana; a Roda de Conversa permanecerá normal, posto que é uma atividade ainda apenas virtual; a Evangelização Infantojuvenil tem retorno virtual a partir do dia 12 de fevereiro de 2022.
“Considerando, ainda, que a Área Doutrinária (exceto a Evangelização) tem como trabalhadores e participantes um público já vacinado, e, desta forma, mais protegido dos casos graves da covid-19, a meta
é que todos os grupos de convivência doutrinária possam retornar presencialmente às atividades a partir de 7 de fevereiro de 2022″, pontua o Colegiado. Outras ações preventivas e de apoio à saúde das pessoas que trabalham e circulam diariamente pelo Lar de Maria estão em curso.
Variante
Para a definição dessas medidas, o Colegiado do Lar de Maria considerou a Nota Técnica nº 01/2022, do Instituto Evandro Chagas, onde resta constatado a presença da variante Ômicron da covid-19 em Belém do Pará; uma “variante de preocupação”, posto que de maior transmissibilidade; a necessidade das medidas de proteção, em especial, da vacinação, que tem demonstrado proteger das formas graves da doença.
Foi também atentado para as atualizações feitas pelo Ministério da Saúde sobre a redução do tempo de isolamento para quem foi infectado pelo coronavírus: 7 dias para casos leves e moderados, desde que a
pessoa não apresente sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas e nem precise fazer uso de antitérmicos
.