Jesus recomendou como ferramenta essencial à evolução da humanidade o amor ao próximo. Ele não apenas falou nesse sentido, mas, sobretudo, viveu na Terra com esse propósito. E, hoje, permanece amando ao próximo, já desencarnado, mas sempre em compromisso com o bem-estar de todos. Essa lição de amor do Cristo é que tem movido ao longo de 74 anos os dirigentes e integrantes da instituição espírita Lar de Maria, a partir de sua fundação em 15 de agosto de 1947, por iniciativa de um grupo de pessoas dedicadas a essa causa, incluindo Oli de Castro.
Naquele momento em que a instituição dava seus primeiros passos, buscava-se um espaço para a formação e atendimento de cidadãos e cidadãs em diferentes idades em situação de vulnerabilidade social. E isso foi sendo construído e concretizado por mais de sete décadas, inclusive, com o Lar de Maria passando a integrar o Movimento Espírita do Pará.
A construção de horizontes não foi algo fácil, mas foi possível graças à resiliência e determinação de quem nunca deixou de aprender as lições da vida. Tanto que, em plena pandemia da covid-19, desde março de 2021, o Lar de Maria nunca deixou de atender a quem o procura, mantendo atividades online e presencial, seguindo os protocolos sanitários contra a doença e honrando o compromisso assumido por seus integrantes lá no começo da sua história.
Entram nesse contexto ações doutrinárias; de assistência e promoção social e administrativas, a partir da gestão de um colegiado. Todo o trabalho realizado pelo Lar de Maria é sustentado pelos pilares da: Amorosidade (acolhimento para se convive e trabalhar); Simplicidade (bom senso no uso dos bens da casa espírita; Difusão do Espiritismo (consolo e conhecimento à luz da Doutrina Espírita); Sustentabilidade (gestão eficiente e comprometida com aspectos econômicos, ecológicos, humanos e espirituais) e Inclusão (ações estruturais promovendo a inclusão de cidadãos e cidadãs nao sociedade).
Em ação
Gerações de pessoas foram evangelizadas com atividades na sede do entorno da Praça Floriano Peixoto, 33, perto do Terminal Rodoviário, no bairro de Belém. Na área social, como resultado do empenho daqueles que atuam nos projetos da Casa, pela quinta vez a instituição tem um projeto seu selecionado no Criança Esperança 2022, da Rede Globo com a Unesco. Na parte administrativa, a Casa tem evoluído por meio do empreendedorismo de dirigentes que conseguiram driblar os desafios colocados pela pandemia em 2020 e seguem agora, em 2021, atuando em prol de novas ações do Lar na sociedade paraense.
O Lar de Maria segue as pegadas deixadas pelo espírito Maria, Mãe de Jesus, que nunca deixou de abraçar a causa de seu filho, ou seja, de amar ao próximo. Por isso, este ano, a instituição traz como tema comemorativo dos 74 anos “Maria: o amor que sustenta a vida”.
Esse tema será desenvolvido em uma live no canal do Lar de Maria Pará no YouTube neste domingo (15), às 16 horas. Pelo que essa Casa tem representado no coração de quem se abrigou e ainda se abriga nela e pelas novas gerações que passam a dispor de suas instalações para aprender a amar nos moldes de Jesus Cristo e Maria , ou seja, no amor que sustenta a vida, participar da live dos 74 anos terá um sabor especial: o de que é na caridade que conseguimos seguir adiante como espíritos em evolução.

Confira a live do aniversário em:

https://www.facebook.com/105707237632179/posts/368338481369052/

0