Jesus ensinava por meio das palavras e das ações, ou seja, dava ele próprio o exemplo da prática do bem. E essa prática serve de norte para as ações dos trabalhadores do Lar de Maria, instituição que acaba de completar 75 anos de funcionamento em Belém. Para marcar a data do aniversário da Casa, nos dias 12, 13 e 15 de agosto, trabalhadores e frequentadores do Lar de Maria, além de visantes, participaram da programação comemorativa no Lar de Maria, fundado por Oli de Castro e amigos em 15 de agosto de 1947. Foram realizados encontros entre famílias assistidas pelo Departamento de Assistência e Promoção Social (Deaps); entre evangelizadores e entre jovens de casas diversas do Movimento Espírita do Pará. Além do evento central no dia 15, alusivo ao aniversário do Lar de Maria. Nesses eventos, um convidado especial veio compartilhar experiências no trabalho de evangelização espírita ao longo de décadas e em várias cidades do Brasil. Em sua passagem por Belém, Marco Oliveira, o Marquito, coordenador de Evangelização a Distância (EAD) da Federação Espírita Brasileira (FEB), enfatizou a necessidade da Evangelização Infantojuvenil para as famílias, englobando e mobilizando crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas.

Marco Oliveira destacou para os amigos dele do Movimento Espírita no Pará que “ser evangelizador espírita tem que ser acolhedor, conhecer a Doutrina, vivenciar a Doutrina e não mais ser alguém superior à crianaça ou jovem, tratando-os de igual para igual, fazendo assim um link de confiança, de respeito entre as artes e aí a Doutrina Espirita será transmitida e assimilada de forma simples, tranquila, vivencial”.

Acerca de como se atrair os jovens para o manancial de ensinamentos do Cristo, a partir da Doutrina dos Espíritos, nas ações desenvolvidas nas casas espíritas, Marco Oliveira chamou a atenção para. “Ser exemplo é a melhor forma de evangelizar a esse jovem espírita, a atraí-lo e mostrar as possibilidades que o Espiritismo oferece a cada um de nós, enquanto ser, enquanto experiência reencarnatória, enquanto oportunidade, enquanto justiça divina, pois a Doutrina Espírita é consoladora, e isso vai chegar até o jovem a partir dos interesses deles, das necessidades deles e, acima de tudo, oferecendo-se o protagonismo ao jovem, a sua ação, a sua possibilidade de atuar no Movimento Espírita”, salientou.

Em ação

Ao longo de 75 anos, o Lar de Maria atua em ações doutrinárias, levando à população os ensinamentos do Mestre Jesus, à luz da Doutrina Espírita, e em ações de assistência e promoção por meio de ações de atendimento a famílias de baixa renda. Nesse contexto, a Evangelização Infantojuvenil se insere como ação voltada para a formação de crianças, adolescentes e dos pais, em sintonia com as demais atividades da Casa.

O Lar de Maria também sedia eventos do Movimento Espírita. A Casa tem contribuído com a realização do Encontro Intensivo de Trabalhadores do Movimento Espírita (Eimep), abrigando delegações oriundas de outras cidades do Pará, além de outras ações no evento.

Marco Oliveira interage com trabalhadores e frequentadores
do Lar de Maria e de outras casas espíritas de Belém
Amizades se fortalecem no Lar de Maria, onde jovens recebem
orientações de cunho moral para a vida pessoal e profissional
Pais participam de atividades da Evangelização Infantojuvenil na Casa
Reuniões no Lar de Maria são espaços de
convivência e formação moral para todos
Pessoas idosas participam de atividades variadas na Casa