O que se pode aprender no Evangelho de Jesus sobre a prevenção e outros aspectos relacionados ao suicídio? Qual a relação entre esses dois assuntos? Para tratar desse tema tão importante para a sociedade, o Lar de Maria promoverá, nesta quarta-feira (10), a Roda de Conversa “Suicídio e Evangelho”. O evento online ocorrerá às 19 horas e contará com a atuação de Carlos Alexandre e Fernando Pereira como dialogadores.
O Evangelho enfoca a valorização da vida dada por Deus para que os espíritos possam evoluir, a partir do estágio de simples e ignorantes como foram criados. Como orientam os espíritos superiores, toda vez que os encarnados, em particular, afastam-se das leis morais divinas recaem em complicações, em sofrimento, aqui entendidos como corretivos necessários da rota evolutiva. No entanto, muitos espíritos acabam ingressando em comportamento de desesepero, fragilidade emocional diante dos desafios na vida as quais os levam a, muitas vezes, praticar o suicídio.
Esse ato configura-se em um atentado, desrespeito à vida, à misericórdia de Deus que concede aos espíritos por meio da reencarnação a oportunidade de reparar erros do passado e, com a prática do bem, poder avançar moralmente. Ao pensar que pondo fim a sua vida física, livra-se dos problemas, desafios encontrados na Terra, o espírito ilude-se. A existência terrena é apenas uma pequena parte da vida dos seres, esta fundamentalmente no plano espiritual.
Quem comete suicídio prossegue sofrendo. Na verdade, sofre ainda mais, de vez que responderá pelo ato praticado, arcando com as consequências da iniciativa, além do fato de que os problemas contra os quais se rebelara permanecem pendentes.
Esclarecimento e consolo
A Doutrina Espírita traz uma contribuição singular à prevenção ao suicídio, porque explica, de forma profunda, a mensagem do Cristo sobre a prática do autoamor, da caridade, do amor no relacionamento interpessoal, do amor no estudo e no trabalho, traz um novo significado para a morte e a vida futura. Por essa e outras nuances, a Doutrina Espírita merece ser acessada por cidadãos e cidadãs a qualquer tempo.
Daí, por exemplo, a importância da Evangelização e dos Grupos de Estudo nas casas espíritas. Nesse contexto, pergunta-se: O que leva uma pessoa ao suicídio? Como evitar esse gesto? Qual o papel da família, dos amigos, da sociedade para auxiliar pessoas em todas as faixas etárias? Como o Evangelho pode ajudar na prevenção ao suicídio? Como se dá, na prática, a contribuição da Doutrina Espírita para a prevenção a essa prática? Qual a relação entre suicídio e reencarnação? Algumas respostas e sugestões de pesquisa relacionadas a esses tópicos poderão ser conferidas na Roda de Conversa desta quarta (10).

A Roda de Conversa “Suicídio e Evangelho” pode ser assistida em:

https://www.facebook.com/105707237632179/posts/422854525917447/?_rdc=2&_rdr