Permanecem abertas as inscrições para a Jornada Viver em Família e os Desafios da Modernidade, que será realizada pela União Espírita Paraense (UEP), de 27 a 29 de novembro, totalmente em ambiente virtual.
O evento marca o início das atividades da Área da Família, criada oficialmente no dia 28 de agosto em encontro de dirigentes das casas espíritas do estado do Pará.
A organização da Jornada, que contará com lives, salas temáticas e atividades artísticas, está sob a responsabilidade da Área da Família, Coordenadoria de Arte (Coart), Coordenadoria de Mediunidade (Coame), Departamento Fonte Viva, dos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º e 12º Conselhos Regionais Espíritas (CREs) e do CRE Embrião de Mosqueiro.
Os cinco objetivos do evento são: refletir sobre viver o Evangelho de Jesus nas relações familiares e a hierarquia da caridade em família; evidenciar a necessidade do fortalecimento dos vínculos familiares para que se cumpram as suas funções regeneradoras; refletir sobre a importância da convivência familiar saudável para enfrentar as dificuldades cotidianas; compreender como conciliar a vida em família com a vida social e trabalho; e demonstrar que a família pode ser moderna de maneira saudável, aprimorando-se dentro de valores éticos e produtiva para a evolução de seus membros.
A abertura será no dia 27 de novembro, às 19h, com a live sobre o tema “Viver em Família”, proferida pelo coordenador nacional da Área da Família da Federação Espírita Brasileira (FEB), Marco Leite, e transmitida pelo Canal TV UEP no YouTube.
No dia 28, das 9h às 11h, por meio do aplicativo Zoom, as salas temáticas serão conduzidas por trabalhadores espíritas abordando “A conjugalidade”, “Pedagogia de Jesus”, “Os irmãos entre si – fortalecendo os vínculos”, “Escuta ativa e empatia em família”, “A vivência do perdão na família”, Drogadição na família: como lidar?”, “Suicídio: rede de proteção familiar” e “Transtorno de ansiedade: acolher em família”. Podem participar pessoas inscritas a partir dos 13 anos de idade.
Já à tarde, das14h as 15h15, também pelo Zoom, acontecerá a programação artística conduzida pela Coart para inscritos de diversas faixas etárias, oferecendo as seguintes atividades: “Criatividade – a fora do futuro da humanidade” (a partir dos 15 anos), “Dança em Família – uma terapia para todos” (a partir dos 6 anos), “Memória e família – construção afetiva através das imagens” (a partir dos 15 anos), “Teatro e Família – Construção afetiva através de jogos teatrais” (a partir dos 4 anos) , “Contação de história” (de 3 a 8 anos), “Arte digital” (a partir dos 13 anos) e “Linguagem poética e família – construindo laços de afeto” (a partir dos 13 anos). A escolha da sala temática deverá ser feita na hora da inscrição.
Logo em seguida, das 15h30 às 17h, haverá a palestra “Famílias do Evangelho”, proferida por Júnior Vidal, por meio do Canal TV UEP no YouTube e Facebook, que será aberta ao público em geral.
As atividades de sábado serão finalizadas com a live sobre o tema “Mediunidade e Família”, conduzida por Alberto Almeida, transmitida no Canal TV UEP, às 20h30.
A Jornada se encerra no domingo, 29 de novembro, com a live sobre o tema “Família e os desafios da Modernidade”, que será proferida por Jorge Elarrat, das 9h às 11h, pelo Canal TV UEP no YouTube, destinada ao público em geral.

Serviço: os interessados devem se inscrever até o dia 15 de novembro pelo link: https://forms.gle/JuntCpYpiRCX8qZb9 .
As lives serão transmitidas no canal de YouTube da TV UEP (https://www.youtube.com/channel/UCTwUi7LvRbj6JfShL687spA).