O Lar de Maria ganha site durante pandemia
Em plena pandemia da COVID-19, o Lar de Maria concretiza o projeto de construção e funcionamento de um site. Desde 12 de abril, os frequentadores, dirigentes e funcionários da instituição e internautas em geral podem conferir as atrações do Lar em www.lardemariapara.org.
“O site foi colocado no ar como um instrumento de divulgação institucional, para apresentar a sociedade os projetos e atividades do Lar de Maria, bem como difundir a Doutrina Espírita”, esclarece Amilton Pinheiro, 54 anos, responsável pela área de Estudos Sistematizados do Espiritismo e pelas ações de Comunicação Institucional do Lar de Maria.
O site abrange duas áreas de atuação do Lar de Maria: a de Assistência Social e a Difusão Doutrinária. “Desse modo, a pessoa que visitar o site, de acordo com seu interesse, pode vir a conhecer os projetos sociais ou as atividades doutrinárias”, ressalta Amilton.
No entanto, no site há outros ambientes, como uma galeria de fotos, notícias e a seção “Seja Sócio Contribuinte”. “Navegando pelo site, o público em geral tem acesso a história do Lar desde a sua fundação, com uma ampla galeria de fotos históricas, ao longo dos 72 anos de vida institucional”, conta Amilton Pinheiro, salientando ser possível se encontrar no site uma descrição sucinta e registro fotográfico dos projetos sociais focados nas crianças, adolescentes, idosos e suas famílias.
A estrutura e o cronograma das atividades doutrinárias também podem ser acessados por trabalhadores voluntários e visitantes em geral do site. Dois trabalhadores voluntários alimentam esse espaço online do Lar de Maria mediante interação com os dirigentes da Casa.
O Colegiado de Gestão do Lar de Maria estrutura-se em três áreas: Departamento de Assistência e Promoção Social (gestão dos projetos sociais), Departamento de Orientação Doutrinaria ( gestão das atividades de difusão e vivência do Espiritismo) e Departamento Administrativo (gestão das áreas de recursos humanos, financeiro, contabilidade, sustentabilidade e manutenção institucional).
“Durante a pandemia, seguindo as orientações científicas e das autoridades sanitárias, a Casa precisou suspender, provisoriamente, suas atividades presenciais, em ambas as atividades finalísticas.Tão logo sejam restabelecidas as condições sanitárias e de segurança em saúde para os colaboradores e pessoas assistidas, será retomado o trabalho presencial”, orienta Amilton Pinheiro. Nesse período, o Lar de Maria mantém o acompanhamento das famílias e o trabalho remoto, inclusive, com lives às quartas-feiras a partir das 19 horas.

Autor: Eduardo Rocha Nascimento