Pais, mães, filhos e filhas assimilam ensinamentos do Mestre Jesus por meio do estudo das parábolas utilizadas pelo Cristo para trazer a Boa Nova à humanidade. Para isso, as famílias participam de estudos aos sábados à tarde, em cada um dos ciclos da Evangelização Infantojuvenil do Lar de Maria. Em reuniões online envolvendo crianças e adolescentes a partir de três anos de idade e seus pais e responsáveis, já foram abordadas as parábolas do Semeador, do Bom Samaritano e do Filho Pródigo. Essa programação terá continuidade ao longo deste primeiro semestre de 2021.
“A sugestão de cada ciclo e o Grupo Família estudarem as parábolas tem dois objetivos básicos: promover o aprofundamento da análise dos ensinamentos do Cristo em cada parábola, como referência para nossos pensamentos e ações, em particular, neste momento de pandemia, e também propiciar o diálogo entre membros de uma mesma família e entre as famílias sobre a temática, de vez que todos estão envolvidos no processo da evolução na Terra”, destaca Tatiane Nascimento, da Coordenação da Evangelização Infantojuvenil da Casa.
Integração
Uma mesma parábola é estudada por todos os evangelizandos e pais em seus respectivos grupos na Evangelização. Assim, a criatividade tem fluído nas reuniões, propiciando a interação entre evangelizandos e evangelizadores. São aproveitados recursos tecnológicos, como vídeos e apresentação de temas, e brincadeiras online focadas na integração de crianças e jovens, como jogos e atividades de desenho e leitura.
“Cada sábado é uma oportunidade de aprender um pouco mais, com a contribuição dos nossos instrutores e a participação dos colegas. É um momento de interação que faz muito bem”, afirma Cecília Ochoa, engenheira florestal, mãe de Lucas Moraes, 11 anos, evangelizando do Ciclo III.
Nas parábolas, Jesus aproveitava elementos do dia a dia do povo hebreu, como as sementes, a mostarda, a figueira, montanhas, celeiros, estradas e as relações sociais, para falar do Reino de Deus, ou seja, os valores morais como o amor, a caridade, o perdão, o companheirismo e a abnegação. Valores esses que permanecem válidos até os dias atuais, de vez que fortalecem os núcleos familiares e a convivência entre cidadãos e povos para enfrentamento dos desafios na jornada evolutiva no Planeta Terra. Ao longo da programaçao, também serão enfocadas passagens da Bíblia nas quais o Mestre Amigo esclarece e consola a todos.