Evangelização chega aos lares durante a pandemia

A proposta da Doutrina Espírita de esclarecer e consolar os cidadãos no mundo a partir dos ensinamentos do Evangelho de Jesus não arrefeceu diante da pandemia da Covid-19. Ao contrário, fortaleceu-se entre os trabalhadores espíritas, na compreensão de que em momentos de provas e expiações como esse, é que todos devem atuar em prol do próximo. Assim, voluntários do setor da Evangelização Infantojuvenil da Instituição Assistencial Espírita Lar de Maria uniram-se para, por meio da internet, viabilizar reuniões online para levar o Evangelho até pais e filhos em quarentena.

Ao longo das últimas semanas, a equipe de evangelizadores mantém-se atenta à leitura de obras da Doutrina Espírita e ao que acontece no movimento espírita no Brasil todo, buscando em sites oficiais e redes sociais, basicamente. A partir daí, são organizadas reuniões online dos trabalhadores da Evangelização para o planejamento das atividades com pais e filhos.

Sintonia

Tudo programado, os pais são contatados através de aplicativos de mensagens instantâneas. Papais e mamães, os filhos pequenos e os jovens, todos são convidados para reuniões da Casa Espírita online nos sábados, a partir das 16h30. Assim tem sido em três reuniões específicas desde o dia 28 de março.

“Nessa preparação das atividades, nós todos nos superamos, assimilando conhecimentos sobre recursos tecnológicos (vídeos, slides e outros), e, nas reuniões aos sábados,  interagindo da melhor maneira possível com  as famílias, para levar a mensagem do Cristo de consolo e esclarecimento neste mundo de provas e expiações em transição para um mundo de regeneração”, afirma Tatiane Oliveira, coordenadora da Evangelização Infantojuvenil, juntamente com Luciana Moreira dos Reis, que atuam em parceria com o Colegiado do Lar de Maria.

Esse serviço tem, inclusive, aumentado o intercâmbio dos trabalhadores do Lar com os de outros centros espíritas e até de outros estados. É o caso de Jade Neves, coordenadora da Evangelização Infantojuvenil da Federação Espírita de Alagoas. No dia 05 de abril, Jade ministrou oficina sobre “Propostas metodológicas para a ação evangelizadora: criatividade na quarentena” para trabalhadores de casas espíritas de Belém. Tudo online e com amorosidade, como requer o momento.