Lar de Maria divulga relatório de atividades sociais em 2020

Em 2020, o Departamento de Assistência e Promoção Social do Lar de Maria (Deaps) desenvolveu uma série de atividades em atendimento a famílais de baixa renda, em especial, crianças, superando o contexto da pandemia da covid-19. Houve necessidade de o Departamento se reestruturar, adaptando-se ao momento sanitário e econômico que passou a vigorar no mundo a partir do ano passado. Para que autoridades e o público em geral tenham conhecimento acerca das ações empreendidas pela instituição, o Lar de Maria divulga, agora, o Relatório de Atividades do Deaps 2020).
Por causa do coronavírus e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos governos estaduais e municipais, o Lar de Maria suspendeu as atividades presenciais em 19 de março de 2020. Dessa forma, as ações passaram a ser realizadas de forma remota.
“O ano de 2020 foi desafiador para a realização do trabalho social. Todo o planejamento a ser executado precisou ser revisto, as pessoas tiveram que aprender a fazer melhor uso da tecnologia, tiveram que ser criativos e inovadores. Tudo visando atender às necessidades dos usuários dos projetos sociais que o Lar de Maria desenvolve. E, avaliando todo trabalho realizado, é possível identificar a capacidade humana de superação, de proatividade, de união, em prol de uma causa maior: o atendimento do outro em suas reais necessidades”, comunica o Deaps. Os gestores do Departamento externam o reconhecimento à atuação de voluntários e colaboradores no período.
Cidadania
A partir de seu Estatuto, o Lar de Maria tem como uma de suas finalidades “desenvolver programas de ações socioeducativas, culturais e esportivas, visando o enfrentamento da pobreza, proteção e promoção dos mínimos sociais à criança, ao adolescente, ao idoso e famílias”. Os projetos e ações nesse sentido são ofertados à comunidade de forma gratuita, abrangendo cidadãos e cidadãs dos bairros de São Brás, Terra Firme, Canudos, Guamá, Fátima e Marco, e frequentadores do entorno do Lar de Maria.
Logo após a formação da equipe e realização do planejamento sócio pedagógico dos Projetos, em sintonia com o Fórum Direitos da Criança e do Adolescente e Fórum Municipal de Assistência Social, dos quais participa, o Lar de Maria passou a desenvolver programas e projetos sociais em 2020.
O Programa Construindo o Futuro foi operacionalizado por meio dos dos projetos: Educação para a Vida; Despertar para a Cidadania; Novo Amanhã; Arte em Movimento; Família Cidadã; Alegria de Sorrir, Sons da Cidadania; e Trabalho e Renda no Lar. Ao público alvo de crianças, adolescentes, pessoas idosas e famílias, foram feitos 430 atendimentos diretos e 1.080 indiretos (familiares).
Ao longo de 2020, entre serviços presenciais e online, o público alvo dos projetos participaram de atividades sócioeducativas; esportivas, lúdicas e recreativas; ações relacionadas à informática, incentivo à leitura, sócioambiental, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) contra a covid-19; ioga; campanhas temáticas de saúde; palestras; grupo de convivência e outras, além do acompanhamento psicossocial das famílias, sóciofamiliar e entrega de cestas básicas aos núcleos familiares.
Somente no projeto Família Cidadã, foram providenciados 558 atendimentos a núcleos familiares; 12 encaminhamentos de situações à rede de serviços e 127 visitas domiciliares e institucinais/reuniões. Para a execução dos projetos, o Lar de Maria contou com a parceria estratégica de instituições.
O Programa Construindo o Futuro promoveu a “Campanha do Livro de Literatura Infanto Juvenil”, para presentear cada criança e adolescente por ocasião do Natal. Eles receberam livros e um kit com material de desenho, além de outras ações desenvolvidas.
Como parte do Programa Orientação Social, foram realizados 60 atendimentos psicossociais (problema sóciofamiliar, dificuldade financeira e orientações sobre direitos e necessidades).

Confira a seguir o Relatório de Atividades do Deaps 2020: