O Lar de Maria é uma associação sem fins lucrativos, que busca atender crianças, adolescentes, idosos e famílias, dentro de uma visão de totalidade, contribuindo para a formação dos mesmos em sua dimensão material, social, ambiental e espiritual.

“O Lar de Maria foi fundado em 15 de agosto de 1947 como uma casa de assistência social, cuja finalidade era atender crianças e idosos em situação de vulnerabilidade.
Entre os idealizadores e articuladores de sua construção temos Oliveiros de Assunção Castro – Oli de Castro, conhecido em Belém pelo seu espírito de liderança e caráter empreendedor. Mas também muitos outros nomes se somaram à materialização desse ideal: Dilon Pacheco e esposa (d. Mimi), Jonas Barbosa, Franti Barbosa, José Antunes, Guiomar Antunes, Maria Antunes e Alberto Milhomens.
A construção da instituição foi realizada durante 10(dez) anos. O engenheiro da obra foi Judah Levi. Além da arrecadação de dinheiro através ações promocionais e campanhas (sacolas), esses trabalhadores da primeira hora mobilizaram o meio empresarial e político e conseguiram recursos de emendas parlamentares para ajudar na construção do Lar de Maria.
Quanto ao movimento espírita, a União Espírita Paraense – UEP teve papel muito importante desde essa fase. Lar de Maria e UEP se fundiam em função da ligação entre os seus dirigentes. Fruto dessa integração e antes mesmo de sua inauguração, Oli de Castro fez funcionar as atividades doutrinárias do Lar de Maria nas instalações da UEP.

Todo trabalho realizado pelo Lar de Maria é sustentado pelos pilares da:

  • AMOROSIDADE -Realizar ações concretas de acolhimento, fraternidade, solidariedade, criando um ambiente organizacional prazeroso de se conviver e trabalhar.
  • SIMPLICIDADE – Realizar atividades e utilizar os recursos do Lar de Maria de forma leve, fácil, compreensível, precisa, econômica, primando pelo bom senso e pelo necessário em cada circunstância.
  • DIFUSÃO DO ESPIRITISMO – Colocar o Espiritismo ao alcance de todos, por todos os meios dignos possíveis, visando o consolo e o esclarecimento em torno das Leis Divinas.
  • SUSTENTABILIDADE– Garantir a perenidade das atividades e projetos do lar de Maria, através de uma gestão eficiente e comprometida com os aspectos econômicos, ecológicos, humanos e espirituais.
  • INCLUSÃO -Realizar ações estruturais, culturais e pedagógicas que promovam o valor “inclusão” em seus múltiplos aspectos.

Galeria de Fotos

Galeria de Videos Institucionais