O transcurso da quadra junina, com danças, iguarias e, sobretudo, confraternização entre as pessoas, serviu de mote para o trabalho da Evangelização Infantojuvenil do Lar de Maria no dia 27 de junho. Famílias de evangelizandos e evangelizadores participaram de uma tarde movimentada nos lares interligados online com os trabalhadores do setor doutrinário da Casa. Pais e filhos protagonizaram atividades focadas na alegria da fé e da vida em família, em sintonia com a campanha permanente da Federação Espírita Brasileira (FEB) em prol do fortalecimento do núcleo familiar.
A programação contou com atrações variadas. Tudo começou com a acolhida aos participantes por parte dos evangelizadores. Em seguida, foi lida a mensagem inicial abordando o tema “Alegria” que norteou a programação em alusão à alegria verdadeira concretizada a partir dos ensinamentos de Jesus. Logo depois, todos participaram da Prece Inicial.
O arrasta-pé do Lar contou com o Grupo Girassol, da Federação Espírita de Alagoas, que enviou um vídeo musical para o evento da Casa. Depois, foi a vez do número musical “Alegre Evolução”, com Gustavo Magalhães (voz e violão e coreografia) e Ana Cláudia (coreografia). Gustavo e Ana garantiram apresentações musicais envolvendo as famílias em sua casa ao longo da tarde, intercalando as performances com outras atrações da tarde festiva. Assim se deu com as canções “Conhecereis a Verdade”, “Dona Morte”, “Amor Universal” e “Presença”
Tudo de bom
Coube aos evangelizadores de cada ciclo da Evangelização Infantojuvenil apresentar vídeos com as atrações gastronômicas preparadas pelas famílias. Assim, a receita do bolo de chocolate foi enviada pela Família Oliveira Nascimento. O bolo de macaxeira foi apresentado pela Família Moraes; o bolo cremoso de milho foi exibido pela Família Albuquerque. O espeto de uva com caramelo ficou a cargo da Família Hannemann. Já a Família Paracampos apresentou a receita do prato Suspirando com o Dimitri. A evangelizadora do Ciclo III, Edina Bagot, apresentou a receita do bolo de tapioca.
A Família Margalho mostrou a receita do bolo de milho sem trigo aos participantes da festa intitulada “Na minha quadrilha só tem gente que brilha”. A pipoca e o bolo de milho foram apresentados pela Família Nava Ferreira. Foi também exibido um vídeo com fotos das famílias.
Uma atração no momento de confraternização do Lar de Maria foi um Storytelling construído por jovens evangelizandos e evangelizadores. E ainda houve oficina rápida de dobradura de papel, adivinhação de música, apresentação do vídeo “Olha pro céu, meu amor”, e, como toda festa junina que se preze, todo mundo formou uma quadrilha para dançar muito.
“A iniciativa do Lar de Maria em realizar uma Festa Junina virtual foi uma grande ideia. A forma como foi conduzida, incluindo a participação efetiva dos evangelizadores, dos evangelizandos, das famílias e colaboradores, mostrou-se muito importante para agregar ainda mais o grupo. Foi bastante enriquecedor e alegrou, com certeza, os corações de todos. Enfeitamos a casa, nos caracterizamos, dançamos quadrilha, brincamos, cantamos, aplaudimos, aprendemos receitas e ainda comemos as comidinhas típicas da época feitas para apresentar no vídeo. Foi muito divertido. Amamos. A turma está de parabéns. Sempre nos surpreendem. Gratidão”, declarou Emanuelle Hannemann, mãe do Johann, do 3° Ciclo, e da Yasmin, do 1° Ciclo.

Autor: Eduardo Rocha