Evangelização Espírita Infantil

A Escola de Evangelização Espírita Infantil é um Núcleo de Trabalho do Instituto da Criança, cuja tarefa é evangelizar a criança de 0 a 11 anos de idade.
Esta metodologia tem como modelo as escolas de evangelização infantil do mundo espiritual, descritas nos livros: Mensagem do Pequeno Morto (Neio Lúcio), Escola do Além (Cláudia Galasse), Entre a Terra e o céu (André Luiz) e o livro Voltei (Irmão Jacó), todos psicografados por Francisco Cândido Xavier.

 

‘A Criança ainda é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.’
Francisco Spinelli

A Importância da Evangelização Infantil

“É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico?

Sem a renovação espiritual da criatura para o bem, jamais chegaríamos ao nível superior que nos compete alcançar. Ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz do Cristo, é cooperar na construção da reforma santificante da humanidade, na direção do mundo redimido de amanhã.” (Emmanuel, Encontros no Tempo, 5. ed., perg. 42)

Por que o período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (Allan Kardec, O livro dos espíritos,76. ed., perg. 383).
“A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores.” […]. (Allan Kardec, O livro dos espíritos, 76. ed., perg. 385)

Compreenda melhor o por que da existência da escola de evangelização espírita infantil antes dos 7 anos de idade?

“109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa? Resposta: – O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos. Neste sentido, até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, […]. – Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material,[…].” (Emmanuel, O Consolador, 15. ed., perg. 109)

Pois bem!

Diante do exposto, o Lar de Maria, objetiva proporcionar o encontro integral da criança consigo, com o próximo e com Deus. Em nossa casa a evangelização é composta por ciclos que vai desde o maternal até o grupo dos pais. Sendo da seguinte maneira dividido: grupo maternal – (3 e 4 anos); grupo jardim- (5 e 6 anos); grupo 1º ciclo – (7 e 8 anos); grupo 2º ciclo – (9 e 10 anos); grupo 3º ciclo – (11 e 12 anos); a partir deste ponto  realiza-se a transição para o grupo da juventude